Apenas comprar um jipe velho não é o suficiente para enfrentar trilhas. Alguns acessórios são indispensáveis para você encarar qualquer parada com segurança. Eis os “anjos da guarda” do seu veículo:
Santantônio: É uma estrutura tubular para proteger os ocupantes e a carroceria se o jipe capotar. Para trajetos mais radicais, o ideal é instalar a chamada “gaiola”, que envolve toda a carroceria por dentro ou por fora do veículo.
Estribo: A peça de metal, localizada abaixo da porta, serve para subir no jipe e proteger a parte lateral contra arranhões na pintura.
Freios: Nos jeeps acabam sendo alterados a potência do motor, mecânica… e algo que deve acompanhar as mudança e nunca ser esquecido é o sistema de freios, parte essencial para segurança do seu jeep.
Quebra-mato: Acessório resistente instalado na frente do veículo para preservar grade, faróis e radiador.
Inclinômetro: O aparelho mostra a inclinação do veículo na trilha para evitar que ele tombe.
Guincho: É obrigatório para quem costuma andar em terrenos que são um prato cheio para atolamentos. Ou você prefere ser rebocado por aquela cordinha que pode arrebentar a qualquer momento? Na hora da compra, leve em conta o tamanho do cabo e a capacidade de peso, que varia de modelo para modelo.
Amortecedores: Há modelos específicos para trilhas, com regulagem automática conforme o terreno.
Farol de milha: Melhora a visibilidade, principalmente em áreas com neblina. É ideal para quem enfrenta trilhas noturnas.
Cinto de Segurança: Equipamento indispensável em veículo 4×4, existe os modelos 4 pontas que dão muito mais segurança ao motorista e passageiro, firmando-os no banco.
Pneus: Há marcas e tamanhos para as mais variadas finalidades. Tem os pneus de uso misto (asfalto/terra) até específicos, para barro, pedras e areia. Outra opção é o Frontiera, que, como os pneus de um trator, “corta” a terra por onde passa.
Bancos: Esqueça a idéia de que dirigir um jipe é sinônimo de desconforto. Quem enfrenta buracos e lama quer mais é terminar a trilha se sentindo muito bem e não com dor nas costas. Há bancos para todos os gostos, de vários materias, cores, modelos e tamanhos, que se “moldam” ao corpo dos passageiros.
Não esqueça!!!
Dê preferência para instalar em seu Jeep equipamentos de segurança, de boa qualidade, como um bom Santoantônio, freios, gaiola e cinto de segurança que são acessórios indispensáveis para uma trilha segura
DICA PARA CERTOS TRECHOS DE TRILHA DE JEEP.
Além de fazer um bom curso teórico e prático, vale acompanhar dez dicas baseadas em noções da piloto Helena Deyama, que participou dez vezes do Rali dos Sertões.
1. Escolha da tração: evite rodar no asfalto seco com tração 4×4 engatada, para evitar desgaste do conjunto. Em percursos com erosão, use a 4×4 normal e modere a aceleração para superar obstáculos (tronco, pedras…). Em terreno muito acidentado, de baixa velocidade, o ideal é engatar a reduzida. O bloqueio do diferencial servirá para recuperar a aderência caso uma das rodas de tração gire em falso.
2. Lamaçal: o melhor é parar o veículo e inspecionar o local, medindo a profundidade com um pedaço de madeira. Com nível até o miolo da roda, engate a reduzida, escolha uma marcha de força (como a 2ª) e mantenha aceleração constante, sem parar o carro ou forçar o motor. ‘O melhor caminho é o que já foi trilhado’, mas cuidado com madeira ou pedras utilizadas por outros motoristas. Se a lama ultrapassar o miolo da roda, o risco passa a ser muito alto.
3. Subidas: nas mais íngremes (mais de 20º), com piso degradado, arenoso ou enlameado, é melhor se valer da reduzida e manter a aceleração, sem usar muito a embreagem ou trocar marchas com frequência. E sem esterçar demais o volante, o que pode causar uma capotagem.
4. Descidas: como nas subidas, encare de frente, sem virar o volante nem tentar a superação diagonal. Em trechos íngremes, o melhor é engatar uma marcha baixa e utilizar o freio-motor. Ou até uma reduzida.
5. Atenção aos ângulos de entrada, de saída e do vão central. Em trechos muito ruins, saia do carro e estime o ângulo da rampa ou de uma pedra antes de se aventurar. Atenção também ao ângulo de inclinação lateral, que nunca deve ser superior a 45º. Ao atravessar um trecho inclinado lateralmente, nunca jogue a direção para cima, pois o veículo tenderá a capotar.
6. Trechos perigosos: na travessia de trilhas estreitas ou pontes precárias, é recomendável que um acompanhante desça do carro e oriente o motorista.
7. Mantenha distância: ter um bom espaço entre o seu veículo e o que vai à frente é uma necessidade ainda maior no off-road, principalmente em comboios. Os espaços de frenagem e a possibilidade de perda de controle são maiores nessas situações. Ao mesmo tempo, vale a recomendação de jamais fazer off-road sozinho. Em grupo, o veículo atolado pode ser resgatado e, na pior das hipóteses, todos vão em um só carro.
8. Pressão dos pneus: pode ser alterada de acordo com o terreno. Em areia ou lamaçais, deve ser 20% menor do que o recomendado no manual, aumentando a superfície de contato do pneu. Em trechos com pedras ou rochas, é melhor colocar 20% a mais, para tornar o pneu mais resistente a choques.
9. Mãos no volante: as mãos devem ficar na parte superior do aro (posição chamada de dez para as duas, como na área assinalada da imagem) e os polegares sempre para fora do aro. Caso o veículo caia em um buraco ou numa ‘costela de vaca’, as rodas esterçarão involuntariamente e a direção dará um golpe. Com os dedos dentro do aro, o resultado será bem doloroso.
10. Água: verifique a profundidade do trecho a ser atravessado. É melhor descer e ter certeza do que se arriscar e naufragar. Ao atravessar, mantenha aceleração constante, sem trocar marchas. Do contrário, a água pode entrar pelo escapamento ou entrada de ar do motor e causar o chamado calço hidráulico
DICAS PARA FAZER UMA BOA TRILHA COM OS AMIGOS.
NUNCA ENTRE NA TRILHA SOZINHO Por mais que o caminho pareça leve e você ache que tem um carro preparado, vá sempre com pelo menos mais um jipe. A companhia torna a aventura mais divertida e você ganha força extra nas horas difíceis. Se o jipe quebrar ou atolar, existe alguém para buscar socorro ou ajudá-lo a sair do buraco.
USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA Um dos erros mais comuns, e isso não se aplica só aos iniciantes, é soltar o cinto de segurança ao entrar na trilha, por achar que não há perigo longe do trânsito. Muito pelo contrário, na trilha, dificilmente se sabe o que aparecerá depois da próxima curva, um simples buraco ou um toco no meio do caminho poderá causar um acidente grave.
ABASTEÇA SEMPRE ANTES DE ENTAR NA TRILHA Por mais econômico que seu 4×4 seja, abasteça antes de entrar na trilha. O terreno irregular altera muito o consumo do veículo, nos trajetos mais difíceis (como lamaçais e longos areões) ele pode até triplicar.
LEMBRE-SE SEMPRE DE UM GPS OU SEGUIR ALGUÉM Se você vai percorrer uma trilha que desconhece, siga alguém que sabe o caminho ou tenha em mãos um gps. Dessa forma, você saberá como voltar caso se perca ou não chegue a lugar algum.
NÃO SE ARRISQUE A TOA As situações de perigo são tentadoras, mas podem ter consequencias fatais. Se você não tem experiência, procure um caminho alternativo em vez de tentar vencer obstáculos difíceis. Mesmo se você se julga experiente, ultrapasse apenas depois que certifica-se que a manobra é segura.
NÃO ESQUEÇA OS MANTIMENTOS As viagens fora de estrada são cheias de imprevistos. A estrada tranquila na ida pode se transformar num mar de lama na volta, com uma simples chuva. Por isso esteja sempre preparado para passar uma noite no mato, mantendo seu jipe abastecido com água, alimentos não perecíveis, agasalhos, barracas e cobertores.
TENHA BOM SENSO Nunca aja por impulso ou para impressionar os colegas de trilha. Antes de tomar qualquer atitude, pense, repense, analise por todos os lados os riscos e as possibilidades. Pode demorar mais, mas garante a saúde fisíca e financeira no final da jornada.
MANTENHA DISTÂNCIA Em um comboio fique a uma distânica saudável do carro da frente, sem perde-lo de vista. A distância pode evitar acidentes em casos de obstáculos repentinos. Também lhe dá espaço para pegar embalo em uma subida, por exemplo.
LEVE PEÇAS SOBRESSALENTES Mesmo que você não tenha noções de mecânica, leve peças sobressalentes; sempre haverá alguém no grupo que sabe dar um jeitinho de fazer o jipe chegar ao final da trilha. Pergunte ao seu mecânico o que levar. Providencie também uma cinta ou cabos ou cordas grossas, caso seja necessário rebocar o jipe.
CUIDE DE QUEM VEM ATRÁS Há regras para andar em comboio. Uma delas é ser reponsável pelo carro que vem atrás. Fique de olho no retrovisor, conferindo a cada minuto onde está o jipe de trás. Caso o perca de vista, pare e espere até ele aparecer. O jipe da frente vai agir da mesma forma com você, até que todos percebam o problema.
REVISE O JIPE NO FINAL Se a trilha tiver muitos obstáculos, dê uma olhada geral no jipe antes de voltar ao asfalto. Veja se não existe alguma varia, vazamento ou mangueira solta. Já em casa, mande lavar o jipe o mais rápido possível, para impedir que o barro seque e fique fortemente grudado nos sistemas mecânicos. Vale a pena também alinhar e balancear as rodas.
ASSOCIE-SE A UM JIPE CLUBE Mesmo que você não seja afeito a reuniões sociais, vale a pena frequentar um Jipe Clube. Assim, você terá companhia para os primeiros passeios e aprenderá com quem tem mais experiência.
É isso aí pessoal! Dicas são sempre Bem-Vindas!
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