sábado

História

Um veículo que revolucionou o mercado e tornou-se sinônimo de um estilo de vida original. Assim pode ser resumida a história da Jeep®. Mas esta aventura tem muito mais nuances do que se imagina. Conheça aqui um pouco desta magnífica história.
- O Início
Com as tensões mundiais no início do Século 20, o Exército dos EUA necessitava de um veículo de reconhecimento rápido e leve, para todos os terrenos. Com a eclosão da Segunda Guerra e o avanço do Eixo, a situação tornou-se urgente. Então, o governo norte-americano convocou 135 empresas para criarem um modelo especial de veículo com as seguintes especificações:
  • Prazo de entrega: 49 dias
  • 75 dias para entrega de 70 veículos
  • Tração 4x4 em aço estampado de fácil fabricação
  • Para 3 passageiros e metralhadora .30
  • Peso Máximo: 600 quilos
  • Carga Útil de no mínimo: 300 quilos
  • Potência do Motor de no mínimo: 40 hp
  • Velocidade máxima de no mínimo: 80 km/h

JEEP® - A corrida

Duas companhias responderam ao pedido do Exército: a Bantam e a Willys, que solicitou 75 dias para o protótipo e 120 dias para a entrega total. Bantam ganhou a concorrência e convocou Karl Probst, engenheiro experiente que, patrioticamente, trabalhou sem salário e criou o protótipo do precursor do Jeep®, o "mosquito" Bliz Buggy, em 2 dias. O veículo passou por um teste pesado do Exército, por mais de 5.500 km, sendo 5.000 km em terreno não pavimentado. O resultado foi aprovado.

JEEP® - A Vantagem

Cada protótipo tinha suas particularidades. O veículo da Bantam pesava 920 kg e não respeitava a exigência de peso. Era mais leve que o modelo da Willys, com 1.090 kg, mas este tinha um motor com cilindradas que superavam de longe as especificações de potência do Exército.
Com os três protótipos à disposição, o Exército encomendou 4.500 veículos – 1500 para cada empresa – para testá-los em condições reais.
O escolhido foi o modelo da Willys, porém incorporado com certas características dos modelos da Bantam e da Ford.
Logo, o Jeep® seria visto em todas as frentes da Segunda Guerra Mundial e tornou-se parte vital de ações em terra. Foram usados como veículos de reconhecimento, picape para comunicações telefônicas, transporte de feridos, avanço de tropas, operações táticas rápidas, entre outros.

JEEP® - O nome

A origem do nome Jeep® é lendária. Devido ao protótipo da Ford, o Exército norte-americano começou a chamar o projeto de GP (General Purpose, ou Uso Geral em português). Jeep seria um anacronismo da pronúncia inglesa "geepee". Mais tarde, a comparação com o personagem Eugene Jeep, dos quadrinhos do Popeye – capaz de se transportar para qualquer lugar e resolver diversos problemas – virou referência para o veículo, que foi citado com a grafia Jeep® num artigo do Washington Daily News, em 1941.